DE UM PASSEIO ENTRE LIVROS: SEM LIVROS
-"Curitiba, que não tem pinheiros, esta Curitiba eu viajo. Curitiba, onde o céu azul não é azul, Curitiba que viajo." E "como todos os homens da Biblioteca, viajei na minha juventude; peregrinei em busca de um livro, talvez do catálago de catálagos (...)."
-"E, quando o Sol se elevou, tendo o lago mui belo deixado, em rumo à abóboda brônzea, para iluminar os eternos deuses e os homens mortais, por sobre essa terra fecunda (...)" muitos livros
"ficaram à varanda preguiçosamente, olhando, detidos pela tranqüilidade, pela luz " e então
"eu já não me conhecia. Minha alma original parecia ter abandonado completamente meu corpo" pois a leitura deixara de ser hábito.
"-Oh, grandíssimo Deus! Quisera eu estar àquelas horas sepultado, pois morto já estava."
"-Cada um tem a sua hora, e há-de chegar a minha vez!"
O leitor de outros tempos, após informar o terapeuta de sua triste situação, "tentou abrir os olhos, mas tudo o que conseguiu enxergar foram algumas formas vagas e luzes ofuscantes. Estava chovendo. Uma chuva terrivelmente quente. Batendo em sua pele nua" de emoções há muitos livros fechadas e ignoradas.
-"A visão mística da consciência baseia-se na experiência da realidade em formas não-ordinárias de consciência, as quais são tradicionalmente alcançadas através da meditação, podem também ocorrer espontaneamente no processo de criação artística e em vários outros contextos", conclui o atento profissional ao paciente desolado.
-"Seria bom morrer agora, tu disseste..." Mas lembro-te que "em vez de cantos fúnebres aqui, junto a uma tumba, cantos triunfais no interior do palácio real celebrarão o amigo que regressa, recuperando enfim a alegria de estar bebendo na taça comum o vinho novo em comemorações". Ainda há hora para ler e reavivar o espírito que padece sem livros!
TREVISAN, Dalton. Em busca de Curitiba Perdida;
BORGES, Jorge Luis. Ficções;
HOMERO. Odisséia;
QUEIRÓS, Eça de. O primo Basílio;
POE, Edgar Allan. O gato preto;
Anônimo. Lazarilho de Tormes;
ROSA, João Guimarães. Sagarana;
BROWN, Dan. Ponto de impacto;
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação e
ÉSQUILO. Oréstia: Agamêmnon, Coéferas, Eumênides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário